Shiatsu Emocional

Shiatsu Emocional: Nova consciência em Terapia Corporal

Shiatsu Emocional é uma abordagem da terapia Shiatsu, focalizada no tratamento das emoções. Estuda os padrões de desequilíbrio dos Meridianos (teoria das medicinas tradicionais orientais) com ênfase em seu aspecto emocional, relacionando-os às teorias da psicologia moderna.

Trazendo assim novas significações às teorias e práticas energéticas, integra Shiatsu e terapias derivadas como Tantsu, Ohashiatsu, Koho e Zen Shiatsu, além de técnicas de massagem psicossomática inspiradas por Wilhelm Reich. Propõe uma revisão da conduta terapêutica e da relação entre quem performa a terapia (o “terapeuta” e o “atendido”).

Shiatsu emocional é uma nova-velha forma de abordagem terapêutica. É velha porque se baseia na essência da filosofia que dá embasamento e normatiza todo o trabalho corporal do Shiatsu, e é nova porque integra ao Shiatsu estudos ocidentais sobre linguagem corporal e psicoterapia corporal, propondo que o reequilíbrio emocional seja o foco de toda a prática.

Este trabalho tem origem na busca por um tratamento emocional holístico, que trouxesse resultados de forma eficaz; Que fosse sensível às questões transpessoais do indivíduo; e que conseguisse finalmente a completa harmonia entre o pensamento oriental de saúde e as queixas ocidentais relatadas no ambiente terapêutico.

Arnaldo V. Carvalho

Anos após o primeiro “Curso de Shiatsu Emocional” (Salvador, 2004), o lançamento do livro “Shiatsu Emocional” (Niterói, 2007), e a estruturação da Shiem Escola de Shiatsu (2014), o professor Arnaldo V. Carvalho seguiu buscando e desenvolvendo reflexões e metodologias, agora com o apoio das professoras e professores Adriana Benazzi, Cacau Rocha, Hirã Salsa, Izis Nayara, Juliano Antoniassi e Nathalia Tupinambá.

Algumas contribuições do Shiatsu Emocional para com as terapias de abordagem holística – Novos métodos desenvolvidos a partir da técnica

– Relações de couraças musculares do caráter (Reich) com Meridianos.
– Horizontalidade da relação entre os praticantes.
– O encontro terapêutico e os totens energéticos
– Respirações específicas para a harmonização de cada Meridiano.
– Adaptações à possíveis necessidades especiais dos praticantes.
– Estudo de tratamentos próprios para diversos tipos de problema emocional ou segundo os padrões de couraça.
– Exercícios de harmonização das relações Meridiano/couraça

– Investigação de material onírico em Shiatsu

As pesquisas transversais utilizando teorias e técnicas de diversas linhas de psicoterapia, sociologia, antropologia, e da biologia e comportamento humano (especialmente etologia, anatomia, fisiologia e embriologia) com os fundamentos do Shiatsu e das terapias Orientais vêm sendo produzidas desde 1996. Inicialmente por Arnaldo V. Carvalho, e atualmente também por outros praticantes avançados da SHIEM, o Shiatsu Emocional hoje contribui para esses mesmos campos, oferecendo o fruto de seus estudos e experiências.

A importância da abordagem Shiatsu Emocional enquanto terapia não verbo-focada

No mundo da comunicação verbal, surge o Shiatsu como um meio concreto de interpelação das emoções através do corpo. A mente verbalizada que construímos quando iniciamos o domínio dessa linguagem é criada para adaptar o homem a um sistema de convivência. Assim, o verbo surge para permitir a sobrevivência, ou em última análise, defender o ser humano do isolamento e da morte. Por ter essa característica, o pensamento verbal é sobretudo defensivo, e muitas vezes faz com que não se consiga atingir certos entendimentos íntimos sobre o porquê de termos certas emoções negativas, que nos atrasam a vida e nos impedem de seguir rumo a Felicidade.

É justamente aí que entra o Shiatsu, com sua linguagem não verbal, trazendo à tona conteúdos antes inconscientes, verbalizando o que antes parecia inverbalizável, desverbalizando o que se verbalizou somente para nos proteger dentro de couraças emocionais.

É esse o enfoque dado em Shiatsu Emocional. Um método de Shiatsu simples, parecido com muitos outros. Mas preocupado, até o último instante, com o sagrado que existe em nós e que é possível resgatar através do profundo entendimento dessa prática milenar.

As Emoções no Centro do Tratamento: como ocorrem sessões terapêuticas com Shiatsu Emocional

“As pessoas gostam muito do estilo de Shiatsu com o foco nas emoções, carinhosamente batizado de Shiatsu Emocional” Arnaldo V. Carvalho

Trata-se de uma sessão terapêutica com duração média de uma hora e meia. Utiliza em seu repertório técnicas de Zen Shiatsu, Ohashiatsu, Tantsu, e Terapia Reichiana. Tais recursos são orquestrados pelo método do Shiatsu Emocional e seus fundamentos exclusivos.

Uma sessão de Shiatsu emocional contém espaço para o silêncio, para o olhar, para a fala, para o corpo. Pode haver relaxamento, meditação, experimentações dos seis sentidos, alongamentos, exercícios e outras técnicas associadas. O objetivo maior é equilibrar as emoções e as energias, resgatar a essência, compreender a origem de tudo – equilíbrio e desequilíbrio.

***

Pratique Shiatsu! Faça contato com a terapia Shiatsu Emocional!

Faça contato conosco: escoladeshiatsu@outlook.com

Um outro Shiatsu Emocional: “Hecho en España”

Sem ter conhecimento do trabalho brasileiro, a ideia de um Shiatsu Emocional também surgiu para o respeitado professor barcelonês Emilio Estivill, professor de Shiatsu e Medicina Tradicional Chinesa na Espanha. Ele lançou, em 2012, também um livro com este nome, Shiatsu Emocional. Tratam-se de abordagens distintas, igualmente originais, intercambiáveis, compatíveis e até mesmo complementares. Prof. Emílio apresentou sua abordagem aos brasileiros no I Congresso Internacional de Shiatsu, a convite do Prof. Arnaldo V. Carvalho, em 2017. Todo nosso reconhecimento ao Shiatsu Emocional de Emílio Estivill (para maiores informações).

* Parte importante desses tais estudos encontra-se publicado no livro Shiatsu Emocional, de autoria de Arnaldo V. Carvalho

Outras informações sobre o corpo teórico prático do Shiatsu Emocional, clique aqui ou confira abaixo:

Advertisement

4 opiniões sobre “Shiatsu Emocional”

    1. Haydée, até o momento não temos o curso em Belo Horizonte. Caso surja alguma parceria e abertura de turmas, estaremos informando. Muito obrigado.
      Atenciosamente, Arnaldo V. Carvalho
      Escola de Shiatsu Shiem

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s