Notícias, Shiatsu e Cultura Japonesa

Pequenino refúgio Shiem, onde as Sakurás despontam para um horizonte florido…

Aos poucos, no Japão e no mundo, elas vão se abrindo. Delicadas, duram pouco, oferecendo uma festa de cores rosa e azul, emolduradas pelo quadro do ceu. As Sakurás – as flores de cerejeira despontam agora em São Paulo.

Privilégio dos poucos como a Professora Adriana Benazzi, nossa coordenadora de núcleo, que pode deitar-se sob o pé de uma bela Sakurá e nos brindar com um instante de rara beleza.

Esse cenário será o Refúgio Shiem do próximo final de semana, e acolherá o II Curso de Formação de Professores Shiem. Que as Sakurás nos inspirem a compartilhar cada vez melhor o que aprendemos do Shiatsu com as pessoas e com a Vida.

WhatsApp Image 2019-07-30 at 12.41.32.jpeg

Anúncios
Pensamentos e frases

O melhor momento para começar…

“A melhor época para plantar uma árvore foi há 20 anos atrás; o segundo melhor tempo é agora.

(Provérbio oriental)

https://i0.wp.com/flores.culturamix.com/blog/wp-content/uploads/2012/04/Plantar-uma-Arvore-5.jpg

Conheça o Shiatsu através de nossa escola. Seja bem vinda(o)!

shiem_logo2

Pensamentos e frases

E assim também é no Shiatsu

Resultado de imagem para kazuo ohno touch

Quando estão tristes ou contentes, vocês não conseguem enxergar nada. Fecham os olhos e não vêem mais nada. Mas não é possível dançar de olhos fechados. Os olhos devem estar bem abertos e dança-se sem olhar.

Kazuo Ohno, mestre do Butô (1906-2010)

Agenda: Cursos Eventos etc., Notícias

Bolsão 2015 já com inscrições abertas

Prova marcada para janeiro dará descontos em cursos de Shiatsu aos participantes

A Escola de Shiatsu Shiem é hoje uma das referências no que diz respeito ao estudo do Shiatsu com qualidade.

Todos os anos, recebemos em nossas turmas profissionais de Shiatsu e Acupuntura (e medicina, psicologia, educação física, fisioterapia enfermagem e terapias corporais) que se surpreendem com o que há para descobrir e aprofundar.

Somos da opinião de que os profissionais de saúde que já detém conhecimentos não precisam pagar pelo que já possuem. Os que estudam e se esforçam também não. E os que tem poder de reflexão merecem benefícios em nossa escola.

Faça gratuitamente a nossa prova, obtenha descontos para seus cursos e passe a fazer parte de nossa Escola, a única com ensino de continuidade para a vida inteira.

Visite a página com as regras do BOLSÃO SHIEM e inscreva-se!

Ainda não conhece nossos cursos? Clique aqui!

bolsao_shiem

Agenda: Cursos Eventos etc., Notícias

I Curso de Aromaterapia para a Acupuntura e o Shiatsu

aromat_mtc

O faro Oriental sobre os óleos essenciais

Da formulação do Tiger Balm à Acupuntura Aromática, curso de férias é o Boost na terapia oriental em 2015.

O Prof. Arnaldo V. Carvalho despontou há mais de uma década como um dos grandes professores de Aromaterapia do país. Tendo se afastado do mercado para dedicar-se a estudos mais profundos sobre o tema, ele agora apresenta uma repaginação de seus conhecimentos, trazendo pela primeira vez ao Brasil a atualização de um curso que somente Portugal havia conhecido. Em de dois dias completos (24 e 25, respectivamente um sábado e domingo), o prof. discorrerá sobre a utilização da Aromaterapia nas técnicas tradicionais mais utilizadas no Brasil: a acupuntura, o shiatsu e a moxabustão, além da utilização dos mesmos óleos associada a ventosaterapia.

Os alunos terão a oportunidade de formular algumas das mais famosas pomadas e óleos medicados da China, como a Tiger Balm, Po su on e Wood Lock. Saberão sobre o desenvolvimento da utilização das plantas medicinais aromáticas no oriente, bem como desvendarão a natureza energética das mesmas.

Será a única versão do curso em 2015, e conta com vagas limitadas. As inscrições abrem no dia 02 de janeiro.

Para maiores informações, informe-se no Instituto Ortobio: (21) 2717-9117. O Ortobio fica em Niterói, RJ, e sediará o curso.

 

 

Artigos e afins

“Curso caro” – A formação de preços no Shiatsu (Parte 3: A responsabilidade de ensinar e a responsabilidade de se formar)

O fast-food dos cursos de Terapia Corporal comprometendo qualidade e imagem, o que desvaloriza a profissão. Economia Burra!

Por Arnaldo V. Carvalho

Após a publicação da parte 1 e 2, muitos leitores se manifestaram. Um deles foi o praticante de Shiatsu e especialista em artes gráficas e visuais Ary Bon, de quem transcrevo a seguinte mensagem:

.

“O valor de todas as coisas é melhor estabelecido através da negociação. Não significa ficar regateando o tempo todo, negociação significa OUTRA COISA. Significa oferta e procura, com os preços estabelecidos a partir de custos, com o retorno financeiro que qualquer profissão honrada tem que render, com aquilo que compõe o que é oferecido e com aquilo que pelo menos coincide com a expectativa de quem compra. Eu cobro “caro” pelos meus serviços. Muitas vezes o cliente não consegue aproveitar o que ofereci, vendi e entreguei. Outras vezes, meu trabalho rendeu ao cliente muito mais do que ele estava esperando. Adianta eu cobrar mais? Adianta eu cobrar menos? Nananina, não rola na prática, eu tenho que continuar a oferecer o que tenho pelo preço que a média da procura paga, se chama “configuração do mercado” e é uma coisa saudável. O que não é saudável são tabelamentos de preço, ingerências estatais restritivas a atuação de serviços, e pessoas determinando o que é correto ou não para outras pessoas no exercício de atividade das últimas. Arnaldo está certíssimo, as pessoas tem que parar de confundir desembolso com custo. Um curso gratuito pode ser muito caro ou muito barato, eu mesmo que sou “rato de cursos” tenho rejeitado muitos cursos gratuitos. Qualquer valor que se pague tem que corresponder a uma expectativa, e esta no tocante a cursos não pode ser de curto prazo. Mesmo porque, como o Arnaldo falou, treinamento e formação são cioisas diferentes, e a formação é altamente dependente DO ALUNO na obtenção da qualidade”.

.

Ary Bon Me chama atenção para o fato de que algumas pessoas não conseguem fazer as contas. Nem em relação a tempo, nem em relação a dinheiro. Comentamos na carta citada na parte 1 de nosso artigo que um curso básico, para quem vai se tornar profissional, se paga em pouquíssimo tempo se comparamos com outras profissões. Uma profissão de nível universitário leva quatro anos de formação e são investidos raramente menos de 50 mil reais, considerando passagens, materiais (livros, xerox, equipamentos) e transporte. O retorno desse investimento é a longo prazo, pois mesmo conseguindo uma colocação rápida no mercado, um iniciante dificilmente conseguirá uma renda capaz de permiti-lo pagar o que investiu em menos de 3 anos. Abrir um negócio recai na mesma situação: muitos empresários já sabem no momento da abertura da empresa que levarão pelo menos 5 anos para pagar seus investimentos e passar a ter lucro.

.

A mentalidade fast food faz crescer a busca por cursos rápidos, mas… Quando colocamos o fator velocidade potencial de ganho para uma formação em terapias, a atividade se torna um “sonho dourado”, se pensarmos que na é muito raro que um curso na área leve mais de dois anos. A frustração após a obtenção do diploma, contudo, revela um panorama obscuro: Dos que se formam, pouquíssimos conseguirão lugar no mercado, e desistirão em pouco tempo.

.

Uma das razões é a “mentalidade fast food” que parece ter tomado conta dos brasileiros, notadamente no quesito educação. O perfil do “aluno fast food”, que abunda as salas de aula dos cursos relacionados às terapias corporais acaba afirmando uma imagem dessas mesmas terapias como superficiais – porque sem dúvida a afinação curso-aluno fast food é responsável por uma indústria de produção de mediocridade.

.

Se por um lado é rápido para esse “terapeuta” entrar no mercado, é muito difícil se estabelecer BEM nele. Talvez até por sorte das pessoas, a maioria  desanima e vai fazer outra coisa, em curto espaço de tempo. Um dos fatores que também pesa, nesse caso, também é a falta de amparo pós-formação. Ora, dedicar-se profissionalmente a uma atividade autônoma exige gerenciamento de carreira, e no começo, sem qualquer experiência, a maioria precisa de apoio, supervisão, incentivo.

.

Quantas escolas dão suporte ao aluno após a formação? Não é a toa que na Aeshi garantimos reciclagem gratuita aos alunos, e mantemos um programa vitalício de aprendizagem continuada, com atividades e estudos dirigidos mensalmente, e estudos personalizados para os alunos avançados.

Ser terapeuta é tornar-se um profissional de EXTREMA responsabilidade. Um curso sério sabe disso e não pode permitir que alguém saia “formado” incapaz de lidar com a alma humana. É de extrema responsabilidade estar a frente de um curso que lida primordialmente com o corpo e as emoções, ainda mais quando toque é o principal recurso. Mas, ser bom na praxis terapeutica não é o suficiente! Para além disso, o aluno precisa ser preparado em um amplo espectro profissional, que diz respeito inclusive a sua economia. Contar com a escola APÓS o seu curso para se firmar é fundamental.

.

Esse novo terapeuta, bem amparado, sabe da importância de sua atividade. Sabe de sua própria qualidade técnica. Isso leva ao último ponto deste artigo. O profissional que investe em um curso pobre porque é “barato” tende a cobrar um preço inferior. É um grupo grande, talvez predominante, que leva o valor de consulta médio do Shiatsu a um patamar bastante baixo. Esse tipo de profissional desvaloriza a si próprio pois nem tem noção do que o Shiatsu realmente pode fazer. E puxa a todos nós, praticantes sérios, para baixo. Uma economia burra, onde prevalece o princípio equivocado da “insustentabilidade” financeira.

 

*   *   *

Arnaldo V. Carvalho dirige a Aeshi – Escola de Shiatsu. É autor do livro “Shiatsu Emocional”, membro do Sindacta – Sindicato de Acupuntura e Terapias Afins do Rio de Janeiro, e da ABRASHI – Associação Brasileira de Shiatsu. Com experiência de duas décadas, já percorreu diversos estados e deu aulas em 4 continentes do planeta sobre Shiatsu e terapias correlatas.

Agenda: Cursos Eventos etc., Notícias

Cuiabá recebe o último curso de Shiatsu Emocional de 2011 – Ainda há tempo de se inscrever!

Curso de Shiatsu Emocional em Cuiabá – MT

dias 04 e 05, 16 e 17 de dezembro de 2011

O Shiatsu Emocional é uma abordagem focalizada no tratamento das emoções. O curso ensina ferramentas diferenciadas de diagnóstico, e apóia-se em estilos de Shiatsu como o Tantsu, Ohashiatsu e Zen Shiatsu, estuda os padrões de desequilíbrio dos meridianos da medicina tradicional chinesa com ênfase em seu aspecto emocional, além de massagens psicossomáticas inspiradas por Reich. Propõe também, uma revisão da conduta terapêutica e a relação terapeuta-cliente.

O Curso Intensivo de Shiatsu Emocional é uma viagem pelos sentidos, que visa trazer novas significações à percepção do que é nosso corpo e sua ligação com as emoções.

Público-alvo: É recomendado a todos os profissionais que atuam com MTC, shiatsu, psicólogos, bem como os demais profissionais de saúde que desejam enxergar além do horizonte físico e atuar no campo emocional; aos psicólogos que desejam fazer uso de uma abordagem corporal, e aos terapeutas corporais que desejam passar a ter o corpo não como fim, mas como meio para equilibrar o ser. A quem busca ampliar seus conhecimentos e, conseqüentemente, sua qualidade de vida.

Objetivos: Trazer ao terapeuta que trabalha com medicina chinesa ou terapias mentais (psicoterapia, psicologia, etc) aprofundamento no estudo das relações entre meridianos e emoções. Fazer compreender a importância da linguagem corporal, e da presença integral do terapeuta para a abordagem emocional. Oferecer condições aos alunos de investigar e abrir seus conceitos internalizados. Experienciar no corpo os efeitos do Shiatsu, como praticante e receptor.

Programa Básico (Carga horária 32H): Introdução ao saber Oriental: Origem e evolução do Shiatsu; Comprovações Científicas; O equilíbrio através do toque; O toque shiatsu; O estilo Shiatsu Emocional; Os 7 preceitos do shiatsu emocional; Introdução à Medicina Tradicional Chinesa – Histórico, o Tao, Introdução às Cinco Fases; os 12 Meridianos e suas funções emocionais; Introdução à percepção do Hara; Introdução à Aromaterapia como amplificadora do toque shiatsu; Tratamento dos principais desequilíbrios emocionais através do shiatsu; exercícios práticos. Prática Básica com orientação ergonômica e postural.

Com o programa básico, é possível fazer uma sessão segura e com muitos benefícios aos praticantes.

PROFESSOR: ARNALDO V. CARVALHO
Terapeuta há 17 anos, e autor do livro Shiatsu Emocional.  Professor de Terapias Corporais diversas, entre elas o Shiatsu, técnica que estuda por um viés humanista. Fundador do Portal Verde e do site Calor Humano. Já lecionou em pós-graduações de universidades e em cursos e instituições diversas em diversos estados do Brasil e países como Portugal, Espanha, Grécia, Itália, Estados Unidos e Japão.

Saiba mais: www.shiatsuemocional.com.br e www.arnaldovcarvalho.comLOCAL:
Chácara Nova Esperança
Bairro: Distrito Industriário
Cuiabá-MT
Fone: (65) 9263-5881
Horário: 08 as 21h sábado e 08 as 18h domingo

INSCRIÇÕES:
Terapia do Corpo
Rua Manoel Cavalcanti Proença 629
Bairro: Jd Cuiabá
Cuiabá MT
Fones: (65) 3624-5293/9263-5881 (Rosenil)/9955-6328 rosenilbrasil@yahoo.com.br

Notícias

Últimas notícias do blog Shiatsu Emocional: Resumo da semana

Novidades no Blog Shiatsu Emocional

Link para Shiatsu Emocional

Entrevista EXCLUSIVA: Marcos Osaki – Shiatsu Psicossomático

Posted:

O Professor Marcos Osaki é mais um profissional de Shiatsu que percebeu a importância das emoções e da reflexão durante o processo terapeutico. Como nos conta em sua entrevista, sua técnica vai muito além dos estudos ordinários. As diferenças para com os métodos comuns é compartilhada por ele pessoa a pessoa, com todo o prazer de passar […]

Prof. Ernesto Garcia fala sobre Auriculoterapia

Posted:

Considerado um dos grandes profissionais da MTC em atuação no Brasil, o cubano Ernesto Garcia fala um pouco sobre auriculoterapia. Por que a Auriculoterapia é mais popular no Ocidente que na China? Garcia – Por causa da forte influência da França. Eles prepararam o terreno e a Auriculoterapia chinesa foi atrás. O desenvolvimento da Auriculoterapia chinesa em função dos micro-sistemas é muito jovem (séc. XIX-XX). […]

Associação Brasileira de Shiatsu em processo de formação

Posted:

Pessoas de todo o Brasil vêm se mostrando interessadas na Associação Brasileira de Shiatsu. Separamos as perguntas mais frequentes sobre o tema.  Comitê de formação da Associação Brasileira de Shiatsu Que escola vocês representam? Não representamos uma escola, estamos tentando unir os praticantes de todas as escolas e estilos. É uma iniciativa particular? É uma iniciativa coletiva. A idéia partiu da percepção de que o Shiatsu incrivelmente ainda é pouco conhecido no Brasil, e seus benefícios talvez sejam subutilizados. É preciso promover o Shiatsu, e isso será benéfico para todos os praticantes. Essa Associação não terá cargos permanentes, fins lucrativos ou […]

Arnaldo V. Carvalho responde a perguntas particulares sobre a Associação Brasileira de ShiatsuPosted:

Um praticante de Shiatsu experiente e muito interessado me fez perguntas diretas sobre a associação. Aqui foram as respostas que dei a ele. Não divulgo o nome porque não pedi autorização, apenas aproveito que as perguntas devem interessar a todos e divulgo as respostas.  […]

Watsu e fibromialgia

Posted:

Segundo Weinstein (2000), a fibromialgia é uma síndrome crônica não inflamatória caracterizada por dor vaga e difusa pela presença de pontos dolorosos (Tender Points), em regiões anatomicamente determinadas. […]

Visite o site Shiatsu Emocional em www.shiatsuemocional.com.br e o blog shiatsuemocional.wordpress.com. Assine o blog e aproveite!

Agenda: Cursos Eventos etc.

Chá com Shiatsu: Que delícia de idéia!

No próximo dia 28 de agosto, as 14H, o  Spa Brazil Zen estará realizando um delicioso evento: Chá com Shiatsu.
Trata-se de um bate-papo com o terapeuta Dilmar sobre o Shiatsu e seus benefícios, um delicioso
buffet de Chá da Tarde e uma sessão de Shiatsu Expresso.

Uma opção de tarde gostosa e saudável!

Spa Brazil Zen fica na Rua Felix Gomes da Costa, 36 Piratininga (ao lado do Barravento).
Faça sua reserva pelos tels.: 2619-2339 / 8537-8087 ou ligue para Dilmar: 9863-6089
Notícias

Espaço Terapêutico Renatha Shen cita técnicas diferenciadas de Shiatsu

Em texto sobre Shiatsu (clique aqui para ler na íntegra), Renatha Shen aponta em seu blog para diferentes modalidades de Shiatsu, e cita o Shiatsu Emocional como um deles. Aos poucos, mesmo os profissionais que ainda não fazem parte da Família Shiatsu Emocional vão reconhecendo sua importância no panorama geral do Shiatsu.

Renatha tem como uma de suas propostas de trabalho a Massagem Integrativa, que pelo que se pode entender, utiliza manobras de massagem clássica sob á ótica das teorias de Wilhelm Reich, o que torna a mesma aparentada ao Shiatsu Emocional.

Quem quiser conhecer, vale acessar o blog do Espaço Terapêutico Renatha Shen, em http://etrs-terapias.blogspot.com/

*   *   *