Artigos e afins, Clipping/Imprensa, Notícias

A história do Shiatsu Emocional, da Escola de Shiatsu e da Shiem Shiatsu

A evolução do curso de Shiatsu e Shiatsu Emocional da Shiem

1994 – Prof. Arnaldo faz seu primeiro curso de Shiatsu, com Gilberto Sonoda em Niterói.

1999 – Prof. Arnaldo ministra aula de semiologia energética no curso de Naturopatia do CENA. 2000 – Lança seu curso livre “Aprenda a fazer Massagem, onde 50% da carga horaria é preenchida com Shiatsu e seus fundamentos.

2001 – Lançado o curso de Shiatsu Expresso, o primeiro do Rio de Janeiro sobre o uso do Shiatsu na cadeira especial de massagem.

2002 – Em participação no Simpósio de Educação Física e Desportos do Sul do Brasil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Arnaldo V. Carvalho ensina sobre técnicas orientais.

2003 – Prof. Arnaldo ministra a primeira Oficina de Shiatsu e Controle Mental para Adolescentes, e o primeiro curso “Casal Pleno” de Shiatsu para casais.

2004Primeira oficina de Shiatsu Emocional, em Salvador, Bahia. Ocorrem cursos ainda em Niterói e no Rio de Janeiro.

2005 – A oficina virou o Curso Básico de Shiatsu Emocional, e foi levado para Campina Grande. I Curso de Massagem para bebês, incluindo o Shiatsu como técnica. Grupo de estudos do Yahoogrupos! criado.

2006 – Curso Básico de Shiatsu Emocional em Caruarú e Florianópolis. Pela primeira vez, um SPA adota o sistema de Shiatsu Emocional adaptado à atividade (Costão do Santinho).

2007 – Curso básico chega a São Paulo, Vitória, Itacaré e Curitiba. O símbolo da Borboleta é incorporado ao Shiatsu Emocional. Lançado o livro Shiatsu Emocional. Shiatsu Emocional apresentado no Encontro da Nova Consciência, em Campina Grande. Shiatsu Emocional apresentado no Congresso Brasileiro de Psicoterapia Corporal, em Curitiba.

2008 – Curso básico chega a Cuiabá, Estados Unidos e Portugal. Criado curso intermediário, com primeira turma em Itacaré. Curso passa a incorporar além da apostila um CD com uma diversidade de conteúdos sobre Shiatsu. Palestra vivencial de Shiatsu Emocional no Hotel Ponto de Luz, em Joanópolis.

2009 – Curso básico chega a São José do Vale do Rio Preto e ao Japão. Ministrado seminário de Shiatsu e Emoções no Congreso Internacional de Shiatsu, Madri, Espanha. Curso incluindo o Shiatsu em Belém. Vai ao ar site do Shiatsu Emocional em versão WordPress.

2010 – Surge o programa de formação, dividido em Básico, Intermediário e Avançado. Primeira turma intermediária sob novo formato em Teresópolis.

2011 – Curso básico chega a Aiuruoca, Espanha, Itália e Grécia. Participamos diretamente da formação da Associação Brasileira de Shiatsu.

2012 – Curso básico chega a Santa Maria. Criado o grupo Shiatsu Emocional no Facebook.

2014 – O nome Shiem passa a ser adotado, assim como o símbolo da Casa para a escola. Criada a página da Escola de Shiatsu Shiem no Facebook. Trouxemos ao Rio pela primeira vez o curso de Reflexologia dos Pés pelo sistema japonês, do Prof. Valério Lima. Participamos equipe profissional de Shiatsu em evento corporativo, no Rio de Janeiro. Lançado o Manual do Aluno Shiem. Parceria de mútuo reconhecimento com escolas Kangendo (Goiânia) e Kenko (Porto Alegre) faz surgir a Aeshi. Trouxemos a  Niterói pela primeira vez a Constelação Familiar dos Cinco Elementos com Prof. Emerson Bastos (Inglatera).

2015 – Trouxemos ao Rio o curso de Alinhamento Estrutural do Prof. Emerson Bastos (Inglaterra). Lançamos nossa Camiseta! Palestra sobre Shiatsu e emoções em Porto Alegre

2016 – Adriana Benazzi, Hirã Salsa e Nathalia Tupinambá, praticantes avançados, recebem autorização para ministrar cursos pela Shiem. A Escola de Shiatsu Shiem se estrutura.

2017A formação é ampliada. Surgem os cursos Shiatsu Essencial, Formativo e Avançado, e os demais da formação são extintos. I Congresso Internacional de Shiatsu Online da Shiem. Participação da Shiem na High Stakes Experience, São Paulo, onde lançou o slogan “Shiatsu para Transformar”. Shiatsu apresentado no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro – ISERJ. Lançado primeiro vídeo com dicas de pontos aos alunos. Apresentado trabalho de conclusão de relacionando a pedagogia usada no ensino de Shiatsu da Shiem com os princípios da pedagogia acadêmica. Juliano Antoniassi recebe autorização para ministrar cursos pela Shiem. Surge o entendimento de Shiem como comunidade intencional.

2018 – Realizado o I Curso de Formação de Professores de Shiatsu. A formação é novamente remodelada, o Formativo aglutina os conteúdos do Essencial e se estende para além desses. Isso permite o Avançado também ser remodelado e expandido. Primeiro Formativo em Palmas.

Conheça! Torne-se um praticante de Shiatsu e
Venha fazer parte da Família Shiem!

__

Parte dessa história está em fotos (exclusivamente para praticantes Shiem): 

https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/shiatsuemocional/photos/albums (o grupo de estudos do Yahoogrupos! Anda parado mas ainda está disponível a todos os membros da Família Shiem!

Anúncios

Uma opinião sobre “A história do Shiatsu Emocional, da Escola de Shiatsu e da Shiem Shiatsu”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s