Sem categoria

Shiatsu durante a gestação (artigo espanhol)

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f0/Shiatsu_1.jpg

Um texto simples mas que introduz o leitor ao Shiatsu na gravidez. Tradução livre de Arnaldo V. Carvalho, e texto original em espanhol abaixo. A fonte é a revista eletrônica “Ser Padres” (Ser Pais).

No que consiste o shiatsu na gestação?

É uma massagem de origem japonesa a qual o terapeuta pressiona as partes do corpo que ativam os pontos energéticos para equilibrar o organismo. Se trabalha todo o corpo, mas sobretudo as costas, as extremidades e articulações dos joelhos e tornozelos.

 Benefícios

O trabalho que realizam os músculos durante a massagem Shiatsu equilibra o sistema nervoso e favorece o relaxamento. Além disso, se reforça o sistema imunológico e melhira a circulação sanguinea, alivia câimbras nas pernas e as dores nas costas provocadas pelo aumento de peso e volume típicos da gestação.

Contraindicações do shiatsu em grávidas

Até o terceiro mês o terapeuta pode trabalhar com a futura mamãe em qualquer postura e a partir de então se passa a posição lateral, para que a mãe esteja bem acomodada. Há alguns pontos no abdomen que não podem ser pressionados a partir do segundo semestre da gestação.

Além disso, é perfeito para relaxar antes do parto.

Por: Carla Nieto
Assessores: Dr. Jalloul Talal, Ginecologista e Obstetra da USP Hospital San José e Rafael Torres, vicepresidente da Asociación Española de Médicos Naturistas (AEMN).

¿En qué consiste el shiatsu en el embarazo?

Es un masaje de origen japonés en el que el terapeuta presiona las partes del cuerpo que activan los puntos energéticos para equilibrar el organismo. Se trabaja todo el cuerpo, pero sobre todo la espalda, las extremidades y las articulaciones de rodillas y tobillos.

Beneficios

El trabajo que realizan los músculos durante el masaje de shiatsu equilibra el sistema nervioso y favorece la relajación.
Además, se refuerza el sistema inmunológico y mejora la circulación sanguínea, alivia los calambres en las piernas y los dolores de espalda provocados por el aumento de peso y de volumen típicos del embarazo.

Contraindicaciones del shiatsu en embarazadas

Hasta el tercer mes el masajista puede trabajar con la futura mamá en cualquier postura y a partir de entonces se pasa a la posición lateral, para que la madre esté cómoda. Hay algunos puntos como el abdomen que no pueden presionarse a partir del segundo trimestre de embarazo.

Además, es perfecto para relajarse antes del parto.

Por: Carla Nieto
Asesores: Dr. Jalloul Talal, Ginecólogo y Obstetra de USP Hospital San José y Rafael Torres, vicepresidente de la Asociación Española de Médicos Naturistas (AEMN).

FONTE: http://www.serpadres.es/embarazo/segundo-trimestre/shiatsu-reiki-embarazo-cursos-preparacion-parto.html

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s