artigos e afins, Traduções

Shiatsu y Stress, bom artigo espanhol sobre Shiatsu

Rene Lopez, terapeuta de Barcelona, escreveu há alguns anos esse artigo simples e direto sobre o Stress e como o Shiatsu é especialmente indicado. Segue uma tradução livre, com a indicação para que conheçam o trabalho deste profissional e outros de seus textos, no site: http://www.shiatsuren.es.tl

Shiatsu y Stress

Por Rene Lopez

Tradução de Arnaldo V. Carvalho

A continua adaptação ao meio em que vivemos nos leva a um estado de superexcitação e nervosismo que afeta nossa saúde.

A cada dia enfrentamos situações que ativam nossos mecanismos de alerta e que injetam em nossa corrente sanguínea uma série de substâncias que têm o objetivo de dar resposta às ameaças. Como atualmente a resposta se vê reduzida a uma atitude mental e não há uma ação física, não podemos transformar e eliminar estas substancias e elas permanecem em nosso corpo, intoxicando-o.

Receber shiatsu de una maneira contínua ajuda nosso corpo a eliminar tais substâncias, e a equilibrar o sistema nervoso, fazendo-nos chegar a um estado de repouso e quietude tanto em nível físico como mental e emocional.

A pressão efetuada no Shiatsu tem um efeito de equilíbrio sobre o sistema de alerta e repouso, e o leva a uma sensação de relaxamento profundo, similar ao que experimentamos na fase profunda do sono.

Dedicarmos uma hora de shiatsu na semana nos permite criar um espaço interior de calma, que nos ajuda a enfrentarmos melhor as pressões e tensões da vida moderna. Também nos serve para ter consciência de como a tensão produzida pelo stress afeta nosso corpo, produzindo tensão muscular em determinadas zonas.

O objetivo principal do Shiatsu é o de manter a saúde e prevenir futuros desequilíbrios, o que o torna uma ferramenta de trabalho adequada para trabalhar sobre o stress e prevenir futuros problemas. O efeito do stress começa em um nível mental-emocional, logo passa ao sistema circulatório e ao muscular, e se não se corrige, penetra nos órgãos profundos. Por este motivo é muito importante trabalhar sobre ele quando se produzem os primeiros sintomas.

Definitivamente, o shiatsu, junto a outras técnicas orientais ou alternativas, nos brindam com a possibilidade de enfrentarmos melhor a vida moderna, a ter um melhos conhecimento e consciência de nosso estado, e a fazer um trabalho preventivo que nos fará disfrutar de uma vida mais plena e relaxada.

RENE LOPEZ

“Shiatsu é permitirmos confiar, desfrutar com nosso movimento e harmonizar nosso corpo”

FONTE:

http://www.shiatsuren.es.tl/Shiatsu-y-stress.htm?PHPSESSID=a7944542c2d0b80bc1a4850da52d72be

TRADUÇÃO:

ARNALDO V. CARVALHO

La continua adaptacion al medio en el que vivimos nos lleva a un estado de sobreexcitacion y nerviosismo que afecta a nuestra salud.

Cada dia nos enfrentamos a situaciones que activan nuestros mecanismos de alerta y que inyectan en nuestro torrente sanguineo una serie de sustancias que tienen el objetivo de prepararnos para dar una respuesta a las amenazas. Como en la actualidad la respuesta se ve reducida a una actitud mental y no ha una accion fisica, no podemos transformar y eliminar estas sustancias y se quedan en nuestro cuerpo intoxicandolo.

Recibir shiatsu de una manera continua ayuda a nuestro cuerpo a depurarse de estas sustancias y a equilibrar el sistema nervioso, haciendonos llegar a un estado de reposo y quietud tanto a nivel fisico como mental y emocional.

La presion efectuada en el shiatsu tiene un efecto de equilibrio sobre el sistema de alerta y reposo, lo que conlleva a una sensacion de relajamiento profundo similar al que experimentamos en la fase profunda de sueño.

Dedicarnos una hora de shiatsu a la semana nos permite crear un espacio interior de calma, que nos ayuda a enfrentarnos mejor a los retos y tensiones de la vida moderna. Tambien nos sirve para tener consciencia de como la tension producidad por el stress afecta nuestro cuepo produciendo tension muscular en determinadas zonas.

El objetivo principal del shiatsu es el de mantener la salud y prevenir futuros desequilibrios por lo que nos aporta unas herramientas de trabajo adecuadas para trabajar sobre el stress y prevenir futuros problemas. El efecto del stress empieza en una nivel mental-emocional, luego pasa al sistiema circulatorio al muscular, y si no se corrige penetra en los organos profundos. Por este motivo es muy importante el trabajar sobre el cuando se producen los primeros sintomas.

En definitiva el shiatsu junto a otras tecnicas orientales o alternativas, nos brindan la posiblidad de enfrentarnos mejor a la vida moderna, a tener un mejor conocimiento y consciencia de nuestro estado y a hacer un trabajo preventivo que nos hara disfrutar de una vida mas plena y relajada

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s