artigos e afins

Shiatsu e Sincronicidades

Shiatsu e sincronicidades

Meu encontro na espiritualidade do Shiatsu com o mestre Saul Goodman

Por Arnaldo V. Carvalho*

Caros leitores amigos, “sem querer” descobri uma sincronicidade tão peculiar que mereceu ser compartilhada com vocês.

No dia 18 de fevereiro minha série de artigos sobre Shiatsu e Espiritualidade começou a ser publicada aqui no site da Escola de Shiatsu.

Dias atrás, pesquisando por uma imagem para uma aula, fui parar no site do Prof. Saul Goodman, conhecido por seu livro “The Book of Shiatsu“. Goodman é um generoso professor, e disponibiliza uma série de artigos, vídeos e dicas no site de sua escola Shin Tai, da Pensilvânia.

Para minha surpresa, a página por onde entrei era do artigo The Spiritual Origin of Shiatsu. O texto dialoga completamente com o meu, e foi publicado… No dia 18 de fevereiro, como o meu!

O artigo de Goodman propõe uma novíssima interpretação para a palavra Shiatsu, sensacional, e alinhada com o que buscamos aqui na Shiem.

Em tradução livre, deixo aqui para vocês o trecho referente, chamado “O Espírito das Palavras”. Através desse fragmento, convido a todos a lerem o artigo original (link seguiu acima), e conhecerem o trabalho de Saul Goodman:

O Espírito das Palavras

O estudo do Kotodama – o espírito do som, palavras e linguagem – ensina que toda a manifestação primeiro existe em vibração. Vibração tranforma-se em som, e então manifesta-se nas várias dimensões físicas e energéticas. Vamos pegar a palavra shiatsu como exemplo. No nível mais denso, ela quer dizer pressão com os dedos ou com o polegar.

Shi significa polegar. Tsu significa pressão.

Nós também podemos olhar outras maneiras com que a vibração (ou espírito) dessas sílabas inspira nossa experiência humana.

shiatsu
Shiatsu

 

Shi também transforma-se em fogo, plasma, astral, coração, consciência, e polegar: No desenvolvimento do ser humano, o polegar apareceu e fez da mão nossa ferramenta mais básica. Simultaneamente, a medida em que o polegar se desenvolvia, o ser humano despontava. Esta consciência ativada pela alta frequência de energia movendo-se através de uma espinha ereta. O homem é também sentiente, ou um ser emocional (astral). O órgão do coração é uma condensação do fogo no corpo, e o plasma é a substância básica da celula (protoplasm) e a qualidade do corpo energético (bio-plasm). Todas essas formas e conexões provêm da vibração do shi, baixando do Infinito aos diferentes planos de realidade.

Tsu significa pressão e também pode indicar “o ciclo da energia eletromagnética: a expressão primitiva da força da vida. Também cria os canais de energia chamados meridianos. Os meridianos mostram-se regendo a Terra, toda a natureza, e também o corpo humano. Diferentes graus de pressão contem força vital ou Ki, e oferece a ela a possibilidade de tornar-se uma multitude de formas orgânicas e inorgânicas.  inorganic and organic forms.

Conectam-se os dois sons com “a” ou “ah”, que emana a vibração da origem ou gênesis.

SHI – A – TSU: Shi e tsu conectados por “a” demonstra as condições singulares com que a vibração se desdobra e cria o humano enquanto ser físico, emocional e espiritual. Outro bom exemplo da palavra espírito é o termo japonês para o tempo (clima) – tenki – que também inclui o com “ki”. Atualmente, a maior parte das pessoas usando esta palavra somente reconhecer o significado superficial do som. Tenki significa o Ki (energia) do Céu. (…)

Goodman, Saul. In: The Spiritual Origin of Shiatsu.

 

Muito bom, não?

Conto um pouco mais sobre a sincronicidade deste encontro na busca por um “Shiatsu com Alma”, em carta endereçada ao próprio Prof. Goodman. Ela está entre os comentários do citado artigo.

Espero que apreciem. Essa semana publicaremos mais um artigo de nossa série.

Aguardamos comentários.

Abraços,

Arnaldo V. Carvalho

Escola de Shiatsu SHIEM

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s