Perguntas (e respostas) sobre o Shiatsu

https://i1.wp.com/upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/05/Acupuncture_point_Hegu_%28LI_4%29.jpg/290px-Acupuncture_point_Hegu_%28LI_4%29.jpg

Perguntas Frequentes sobre SHIATSU

Por Arnaldo V. Carvalho

          1. Estou grávida. Posso me tratar com shiatsu?

 R – Claro, e será ótimo para você! O shiatsu ajuda nas adaptações hormonais, melhora a circulação e aproxima a relação íntima entre mamãe e bebê. Existe uma técnica especial para tratar de gestantes. Consulte o artigo sobre “Shiatsu para Gestantes”, para saber mais sobre o tema.

          2. Estou gripado. Posso me tratar com shiatsu?

R – Sim, pode sim. É importante que o terapeuta esteja preparado para lidar com essa situação, pois nem todas as escolas e estilos ensinam sobre essa possibilidade. O shiatsu será mais específico, trabalhando pontos que desobstruem as vias respiratórias, reforçam o sistema imunológico, e outros. Poderá estar sendo associado com o uso de óleos essenciais antivirais e bactericidas, bem como com moxabustão, outra antiga técnica oriental.

          3. Tenho osteoporose. É possível me tratar com shiatsu?        

R – Sim. Mais uma vez é preciso que o profissional venha de uma escola que lhe dê base a esse tipo de tratamento. Há estilos de shiatsu bastante “agressivos”, onde as pressões profundas são aplicadas com vigor. Essas pressões precisarão ser abolidas para pacientes com osteoporose, sendo substituídas por pressões suaves, com alteração no andamento da sessão, entre outras minúcias.

          4. Como posso aprender shiatsu apenas para praticar em amigos e familiares?

        R –  Nossa Escola de Shiatsu tem o curso certo para você! Realizado em apenas dois finais de semana não consecutivos, criamos um curso formatado de forma aos que não são profissionais de saúde aprenderem a utilizar o shiatsu no dia a dia, em casa, para obter mais saúde e bem estar. Você aprenderá as bases fundamentais da técnica, conhecerá a história do shiatsu, e conseguirá fazer uma sequência básica e universal, que abrange todo o corpo e meridianos. Esse Shiatsu é seguro e eficiente para ser aplicado em toda a família, aliviando dores e tensões, harmonizando todo o corpo, melhorando as inter-relações, promovendo saúde. Saiba mais sobre nosso Curso Básico de Shiatsu clicando aqui!

          5. Quero ser um profissional. Podem me dar uma dica?

R – Nosso programa de formação é único e muito profundo. Mas não somos os únicos, e caso você não nos encontre em uma das diversas cidades onde nosso curso de Shiatsu é ministrado, poderá buscar outras possibilidades, como por exemplo na rede Senac (só não tenho condição de avaliar qualidade de qualquer outra escola, perdoe). O que mais nos alegra é que você tenha acesso a aprendizagem e torne-se um praticante de Shiatsu. Acreditamos que isso só acrescentará a sua vida e a de todos os que estiverem a sua volta, tanto pela prática em si, como pela filosofia que se conjuga a essa terapia.

*   *   *

Publicado originalmente no site Portal Verde, no ano 2000.

* Arnaldo V. Carvalho, mais de 20 anos praticando o Shiatsu, dá cursos sobre o tema desde 1998. É autor do livro Shiatsu Emocional, diretor da Escola de Shiatsu (Shiem) e sócio-fundador da Associação Brasileira de Shiatsu (ABRASHI)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s