Artigos e afins

“Curso caro” – A formação de preços no Shiatsu (Parte 1: Cursos)

Preço x relação custo/benefício

Por Arnaldo V. Carvalho*

De vez em quando, eu ou a Aeshi – Escola de Shiatsu, que dirijo, recebemos um e-mail ou comentário de que “o curso é caro”.  Eu compreendo. Afinal, nosso curso básico custa pouco mais de um salário mínimo, e isso talvez seja difícil para algumas pessoas. Porém, quem faz um curso Aeshi está a procura de autoconhecimento, realização pessoal e formação profissional. Nossos cursos satisfazem essas três procuras, e me pergunto se esse valor é mesmo inviável, com tudo o que vejo ser consumido nesse país.

Mas não é apenas uma questão da pessoa ter ou não o dinheiro. É que a maioria não deve saber o que paga, o que é investido para o que é oferecido. E sim, é verdade que muitos cursos por esse preço não oferecem o que geram em termos de expectativa. Gostaria então de publicar um esclarecimento sobre o tema, para que os interessados em cursos de Shiatsu possam fazer suas escolhas de modo consciente. Comecemos por uma resposta que dei ao último que reclamou que “o curso é caro”, e ainda comparou o curso com um curso gratuito que ele teria feito no Senai:

“Compreendo. Você sempre pode fazer as opções. O Senai e o Senac recebem subsídios da indústria e do governo. O foco é a produção de técnicos. Nossos cursos são para terapeutas, profissionais que estão certamente em outro patamar de conhecimento e atuação, e para pessoas que querem transformar algo em suas vidas. Claro que um curso para massas possui características claras:

– Turmas com excessivo número de pessoas;
– Disciplinas estruturadas sem levar em conta as particularidades de cada aluno;
– Avaliações baseadas no sistema escolar tradicional (insuficientes para garantir a compreensão e principalmente elaboração dos conteúdos estudados);
– Total falta de suporte após a formação.

Os cursos da Aeshi oferecem suporte POR TODA A VIDA do aluno. As turmas são reduzidas, o ensino super individualizado, e os professores com experiência internacional. Você acha mesmo que dá para comparar?

Agora, tirando todos esses detalhes… Você paga um curso como esse com cerca de dez sessões de trabalho, possibilitadas pelo que aprendeu! Quanto tempo você acha que leva para uma pessoa pagar o que investiu em educação, em se tratando de outras áreas?

Para refletir.  Agradeço o seu comentário”.

Não cheguei a denunciar que em instituições como essa os professores recebem valores baixíssimos, o inclusive faz com que a grande maioria dos professores de alto nível se desinteressem pela instituição (com poucas exceções de professores que seguem atuando por puro amor).

Finalmente, esqueci de dizer, nesse comentário, que na Aeshi, nunca deixamos de fora por questão financeira alguém realmente interessado e que compreendeu nossas propostas e diferenciais. Sempre há uma maneira de resolver isso, mas é preciso que a pessoa nos procure e exponha sua situação. A Aeshi sempre acolherá aos que estiverem comprometido em aprender e escolheram nosso método.

Sejam todos muito bem vindos!

Arnaldo V. Carvalho
Aeshi Escola de Shiatsu

Leia a parte 2: A formação de preços no Shiatsu (Parte 2: A radiografia do que se contrata)

*   *   *

Arnaldo V. Carvalho, começou a praticar Shiatsu em 1993 após um curso de formação com Gilberto Sonoda, e em 1998 teve a oportunidade de ministrar sua primeira aula sobre o tema. Daí para frente não parou mais, tendo percorrido diversos países e estados do Brasil ensinando e aprendendo. É autor do livro Shiatsu Emocional e membro da Associação Brasileira de Shiatsu (ABRASHI). Dirige a AESHI – Escola de Shiatsu.

 

Anúncios

Uma opinião sobre ““Curso caro” – A formação de preços no Shiatsu (Parte 1: Cursos)”

  1. Concordei com su explicação., eu mesma já fui aluna do Senac, já foi escola boa.,Nossas reinvindicaçoes, enquanto turma nao formam aceitas pela direção.Entre alunos, disputa, falta de companheirismo, educação, postura, respeito- o básico, por isto eu parei na metade.Faço outras escola de formação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s