Dia do Shiatsu – Vamos comemorar?

8 de Abril – Dia do Shiatsu no Japão

Em 2008, houve uma grande celebração para registrar oficialmente no calendário japonês o dia 8 de abril como o “Dia do Shiatsu”. Em edição, a cerimônia, que contou com 400 convidados, muitos internacionais inclusive, reconheceu ainda a descoberta de um novo asteróide, batizado como “Namikoshi”. Esse asteróide está localizado entre Marte e Júpiter, e foi descoberto por um astrônomo suíço membro da Associação Européia de Shiatsu, que então homenageou Tokujiro Namikoshi, responsável pela afirmação do Shiatsu como técnica no Japão e fora, e seus méritos.

O Colégio Japonês de Shiatsu foi o organizador do evento, e Kazutami Namikoshi, atual dirigente do Colégio e da Escola Namikoshi em Tóquio, presenteou a todos os participantes com um prospecto especial, traduzido aqui de forma INÉDITA por nosso Blog para o Português:

“Estou agradecido por ter a oportunidade de falar sobre o propósito e significado do “Shiatsu no hi” (Dia do Shiatsu) nessa celebração. Tokujiro Namikoshi estabeleceu e sistematizou o “Shiatsu”. Com sua experiência, inspiração e esforços, ele estabeleceu o Shiatsu como técnica terapêutica. No Japão, ele estabeleceu as bases legais para os atos da “Anma, Massagem e Praticantes de Shiatsu, Acupuntura e  Moxabustão”. Com o objetivo de presercar o Shiatsu por sucessivas gerações, bem como contribuir para sua popularização e desenvolvimento, o Colégio Japonês de Shiatsu foi estabelecido. Ele vem produzindo muitos graduados promising graduates que estarão engajados no Shiatsu no futuro. Como uma missão social e um esforço para ajudar a preencher as necessidades da velha sociedade no Século XXI, nós temos participado em atividades voluntárias em diversas instituições de cuidados de atenção ao Idoso.

Shiatsu é agora aceito em todo o mundo. Sua eficácia é verificável cientificamente. Promovou-se que ele contribui para a saúde em um sentido amplo. Sua contribuição para um estado de bem-estar estabeleceu o Shiatsu globalmente.

“Shiatsu no hi”  foi honrado simbolicamente com o asteroide recém-descoberto pelo astrônomo Stepano Sposetti, batizado de Namikoshi. Em comparação com a medicina ocidental, com suas pesquisas “high tech” sempre em desenvolvimento, o Shiatsu e outras terapias manuais podem parece estagnadas. Enquanto mantivermos firmemente os princípios básicos, nós estamos trabalhando em técnicas cada vez melhores, em treinamento avançado, bem como adquirindo diligentemente o conhecimento médico necessário. Iremos nos empenhar para popularizar o Shiatsu em cada oportunidade.

Seu entendimento e contínuo suporte são integrais para dar os próximos passos adiante. Apreciamos a oportunidade qu eesta cerimônia provê para todos de reafirmar o Shiatsu como um tratamento que é gentil com o corpo. É minha esperança que o Shiatsu vai contribuir para a boa vontade e solidariedade entre as pessoas, e um senso de bem estar por todo o mundo”.

 

*   *   *

Nota: Se vale como senso crítico para os praticantes de Shiatsu novatos ou que não tiveram acesso anterior aos conhecimentos acerca da História do Shiatsu, vale dizer que a família Namikoshi, realmente responsável pela oficialização do Shiatsu no Japão, atribui sempre seu patriarca Tokujiro Namikoshi como o fundador ou “pai” do Shiatsu. Sabemos que ele aprendeu Shiatsu intuitivamente e portanto desenvolveu uma técnica muito própria e original, mas as bases do Shiatsu praticado na maior parte do mundo não surge com ele. O primeiro registro escrito do termo Shiatsu é de um professor de Namikoshi, Tamai Tempaku.

 

1 comentário a “Dia do Shiatsu – Vamos comemorar?”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s