Artigos e afins, Novas técnicas e abordagens

Shiatsu Love

SHIATSU-LOVE: O TOQUE DO CORAÇÃO

Visando resgatar uma das linguagens mais esquecidas do mundo, o shiatsu-love é o toque das mãos e do corpo no encontro com o divino e toda sua natureza humana, numa lição de amor, respeito e sensibilidade.

“O coração do shiatsu é como o puro amor materno. A pressão das mãos faz fluir a fonte da vida.” (Shiatsu, a terapia do do-in – Tokujiro Namikoshi, Ed. Record, pág. 10)

E essa fonte flui em nossos corpos por toda a vida, correndo em nossas veias e artérias através do líquido precioso conhecido por sangue, irrigando todo o organismo num movimento orquestrado pelo rufar do coração, recebendo influência da respiração, que pode ser alterada pelos sentimentos captados pelo espírito e mente, que comanda o sistema nervoso central. E através do contato de nossas mãos com estímulos variados, de acordo com a capacidade de percebermos e sensibilizarmos com a linguagem corporal, podemos harmonizar e reequilibrar a energia vital.

Os sábios chineses desenvolveram o conhecimento dessa linguagem corporal atra-vés dos canais ou meridianos energéticos que circulam por todo o corpo humano num feed-back: pele – função orgânica – pele, que podemos manipular com os mãos e, em particular, com os dedos. Esses canais, assim como os centros de energia tradicionalmente chamados de chácras, formam uma corrente vibracional que circula pelo corpo conectando o céu (yang), no centro espiral da cabeça, à terra (yin), na parte inferior do corpo. Estas mesmas partes sofrem interferências e acúmulos de energias, não só por fatores externos expressos nos fenômenos da natureza, como dos próprios fatores internos expressos pelas emoções e sentimentos presentes nas experiências do cotidiano.

E é com esse conhecimento e técnica que começamos a mobilizar o fluxo desta energia, que pode estar bloqueada ou dispersa, deixando escapar a fonte da vida para dar lugar aos agentes nocivos que trazem as enfermidades. E tomarmos mais consciência da importância do tato como “caminho de volta para casa”, de portas abertas para recebermos o outro.

Sem dúvida, precisamos um do outro com mais amor e compaixão, aprendendo a dividir e compartilhar as diferenças de duas forças opostas e complementares aonde tocar e ser tocado transcende toda a perícia técnica e conhecimento teórico num profundo estado de lucidez, em que as mãos servem ao chamado da intuição e do coração. Tocar o outro com consciência, respeito e sensibilidade é a certeza pessoal que o terapeuta, como um guerreiro espiritual, percebe que tudo que faz com seu semelhante é como uma cirurgia no escuro; quando a luz ascende, é ele próprio que está sobre a mesa de cirurgia.

Portanto, shiatsu-love não é mais uma técnica para curar as doenças do mundo moderno e os maus de amores, mas uma oportunidade de resgatarmos a condição humana de nutrir a vida, através da linguagem do toque onde, mais que terapeuta precisando de paciente e vice-versa, GENTE precisa é de GENTE.

POR: José Carlos Romão

FONTE: http://www.vivernatural.com.br/terapias/shiat_love.htm

Republicação expressamente autorizada pelo site Viver Natural.

Anúncios

3 opiniões sobre “Shiatsu Love”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s