Intensivos de Shiatsu que valem a pena: Onde encontrar

** Se você conhece ou ministra um curso de Shiatsu em formato intensivo, escreva para nós e poderemos inseri-lo em nosso artigo para melhor informar nossos leitores! **

Muita gente é louca para fazer Shiatsu, mas não tem tempo ou mora longe de onde se oferecem cursos regulares. A alternativa é fazer um curso intensivo, onde em poucos dias pode-se cumprir uma carga horária equivalente a de cursos maiores de formação básica.

Alguns desses cursos são de imersão, ou seja, dorme-se no local do curso. Em geral, os cursos de imersão mesclam aulas com práticas de saúde integral (alimentação desintoxicante, exercícios e meditações, etc.), sendo uma opção maravilhosa para quem quer aprender e ao mesmo tempo se cuidar. Melhor que um SPA, pois você faz praticamente tudo o que um SPA teria a oferecer pagando bem menos e ainda adicionando os conhecimentos do curso. São, porém, mais caros que os cursos da média, e por vezes dormir fora é situação complicada, especialmente para quem tem filhos pequenos, pais muito velhos, animais que requerem cuidados diários, entre outras situações. Para esses, há os intensivos tradicionais onde só se passam cerca de dois turnos no local de estudos (normalmente o dia inteiro, mas encontra-se cursos que combinam tarde e noite, ou mesmo manhã e noite).

Independente de ser imersão ou não, quem mora longe de uma boa escola de Shiatsu pode ainda encontrar o momento certo de fazer o curso, pois esses e geral são ministrados em datas situadas em feriados, permitindo que o aluno viaje e faça o curso normalmente.

A vantagem de um curso intensivo é um começo rápido e animado ao mundo do Shiatsu. Logo o aluno percebe conseguir praticar mesmo fora da sala de aula, os benefícios são sentidos pelas pessoas com quem ele pratica e a gratificação disso é de valor inestimável. O grande entusiasmo que um bom intensivo proporciona dá fôlego para que o aluno busque mais, busque novos cursos, busque se aprofundar, busque o professor para tirar as dúvidas e fazer melhor Shiatsu numa pessoa querida (ou sendo ex-aluno um profissional a utilizar as ferramentas aprendidas no curso, de buscar supervisão do professor para casos mais complexos).

A desvantagem é que há muita informação a assimilar, e quem não pratica logo em seguida vai esquecendo o que aprendeu. A solução para isso foi encontrada em nosso curso de Shiatsu Emocional com a criação do Grupo de Estudos Online do Shiatsu Emocional, que reune alunos de todo o Brasil e exterior, e mantém o processo de aprendizagem e fixação através de estudos dirigidos, revisões, etc. Esse grupo foi o primeiro e ainda é até onde sabemos um oferecimento exclusivo de nossa escola. O aluno pode ainda repetir quantas vezes quiser o curso, gratuitamente. Além disso, periodicamente realizamos encontros e estudos ao vivo, sempre gratuitos, em nossa sede e nossos núcleos. Desse modo, quem opta por nossos cursos intensivos não perde em nenhum quesito a quem faz os cursos das turmas regulares. Nem mesmo no preço, que é o mesmo.

Quem faz um curso intensivo deve ter em mente que ou ele é um curso introdutório, ou é parte de uma formação maior, que adota o sistema modular ou de níveis (mais comum). Algumas vezes o formato do curso de nível básico é bastante bem planejado, de modo que ele é ao mesmo tempo um curso completo para quem apenas quer fazer o básico para autoconhecimento e benefício pessoal (e talvez praticar em casa e despretenciosamente), e ao mesmo tempo o início de uma formação maior, quando a escola oferece então outros cursos, em níveis cada vez mais profundos. Há sempre a surpresa daquele que fez o curso básico apenas para conhecer um pouco mais e acabou se animando, fazendo os demais níveis de uma escola, ou entrando em uma formação completa em uma outra, e mesmo que tornou-se profissional; e por outro lado, há o profissional de saúde ou estudante novato nas terapias naturais que faz o curso pequeno e mede o seu próprio “termômetro”, chegando a conclusão de que a prática do Shiatsu tem tudo a ver com ela ou não – sem precisar para isso correr o risco de se matricular num curso longo e sair poucos meses depois tendo gasto dinheiro, e sem conclusão alguma.

Separei abaixo alguns dos cursos intensivos encontrados na Internet. Parece-me que os objetivos formativos de cada professor são bem distintos. De qualquer forma, espero que a listagem seja útil ao nosso leitor. Acrescento a eles nosso próprio curso, que será esse ano (2011) oferecido apenas uma vez no Brasil e com muito carinho durante o Carnaval (interessados em Portugal e Espanha consulte-nos por favor).

1. Imersão com Alice Hayashibara (SP e interior de SP)

A Prof. Alice é muito experiente e querida, e oferece um curso com programa muito bem armado. Ela já deu esse curso em vários locais. Sugiro contato pelos sites:

http://www.educacaofisica.com.br/eventos_mostra.asp?id=970

http://www.facebook.com/group.php?gid=101352293319&v=wall&viewas=0#!/event.php?eid=146380824918&index=1

http://www.paragonbrasil.com.br/news.php?id=9420

2. Shiatsu Okido intensivo (SP e MT)

Autores do livro Karenbui e introdutores do Shiatsu Okido, do Método Karenbui e representantes no país do Instituto Oki do Japão,

Fernando Montoto e Paulo Guimarães possuem ótimas referências (terapeutas amigose competentes que já fizeram cursos ou seminários com eles adoraram), e também oferecem a versão intensiva de seu curso básico, no Instituto Okido, em São Paulo (SP):

http://www.okido.com.br/curso_shiatsu.php

3. Instituto Cíntia de Cássia (SP)

O curso é dado em São Paulo pela terapeuta e professora Maria Aparecida de Almeida, que ensina um shiatsu super básico em apenas um dia: http://www.institutocintiadecassia.com/

4. Cursos intensivos em Portugal

Já em Portugal, é possível acessar a formação básica rápida da japonesa Keiko Maeda e Manuel Fernando Pinto, em dois dias intensos de aprendizados:

http://www.fisiozone.com/showthread.php?115144-Curso-Intensivo-de-Shiatsu-%284%AA-edi%E7%E3o%29-%28N%EDvel-1%29

Outra professora a ensinar em Portugal é Isabel Chen:

http://yhiolascalata.blogspot.com/2009/06/curso-intensivo-de-shiatsu-por-isabel.html

5. Imersão em Shiatsu com Arnaldo V. Carvalho em Aiuruoca, MG – 7-10 de Setembro de 2011

No alto de Aiuruoca, última parada do famoso circuito das águas minerais que inclui as cidades de São Lourenço e Caxambu, há o Vale do Matutu. É nesse paraíso, onde se tropeça em cachoeiras e mata atlântica nativa o tempo todo que será realizado o Curso de Shiatsu em regime de imersão com Arnaldo V. Carvalho no Brasil. Esse é o curso de nível básico, perfeito para leigos que desejam fazer um curso para autoconhecimento e prática doméstica; iniciantes em formação, profissionais que queiram uma nova abordagem terapeutica, profissionais de Shiatsu que queiram forte embasamento na relação dos meridianos com as emoções, além de aprenderem técnicas ainda desconhecidas da maioria; São quatro dias intensos, com muita prática mas excelente embasamento teórico. Haverá ainda vários momentos abertos a familiares que queiram estar conosco nessa viagem. Metodologia exclusiva, e suporte pós curso garantido. Veja o programa do curso em www.shiatsuemocional.com.br e saiba que é mais do que isso. As condições, como chegar, formas de pagamento e demais detalhes podem ser obtidos diretamente com as organizadoras Karina Araújo e Andrea Del Olmo em  kuraterapia@gmail.com e adoll31@yahoo.es, respectivamente.

5. Intensivo de Carnaval em Niterói, RJ (5 a 8 de Março de 2011, 9 às 18H).
Curso de Shiatsu com Arnaldo V. Carvalho. Esse é nosso curso de nível básico, perfeito para leigos que desejam fazer um curso para autoconhecimento e prática doméstica; iniciantes em formação, profissionais que queiram uma nova abordagem terapeutica, profissionais de Shiatsu que queiram forte embasamento na relação dos meridianos com as emoções, além de práticas ainda desconhecidas da maioria; São 32 horas com muita prática mas excelente embasamento teórico. Metodologia exclusiva, e suporte pós curso garantido. Para quem é de fora, há opção de hospedagem semi-gratuita (faça contato). Veja o programa do curso em www.shiatsuemocional.com.br e as condições, local, e formas de pagamento em www.centrobrasileiro.com.br. Quem desejar maiores informações pode ainda me contatar diretamente em arnaldovc@portalverde.com.br. 

Independente do curso que escolher, observe a proposta de cada um antes, pois a frustração sempre é filha da expectativa. Lembre-se um curso introdutório, por melhor que seja, é apenas introdutório. Se você quer mais, busque desde o princípio um curso que tenha passos seguintes, para que você possa seguir avançando. No mais, fica aqui meu desejo de que você goste e venha fazer parte do universo do Shiatsu.

*   *   *

*  Arnaldo V. Carvalho é Terapeuta Corporal, Naturopata, e Praticante de Shiatsu há 17 anos.
Membro Conselheiro do Sindacta – Sindicato de Acupuntura e terapias afins do Rio de Janeiro, autor do livro Shiatsu Emocional, único brasileiro a ministrar conferência no Congreso Internacional de Shiatsu em Madri (considerado o maior evento do gênero). Já dinamizou atividades ligadas ao Shiatsu em diversos estados do Brasil e países como Estados Unidos, Panamá, Argentina, Japão, Espanha e Portugal. Dirige a Aeshi – Escola de Shiatsu, onde ensina o Shiatsu Emocional através de uma didática inovadora. Coordena o curso de Shiatsu do Centro Brasileiro de Acupuntura Clínica e Medicina Chinesa. Administrador dos sites http://www.shiatsuemocional.com.br, shiatsuemocional.wordpress.com, portalverde.com.br e portalverde.wordpress.com. É ainda  fundador e administrador do Fórum Shiatsu BR (yahoogrupos) e do Shiatsu Brasil (Facebook). Mais sobre Arnaldo V. Carvalho em http://www.arnaldovcarvalho.com

Veja ainda nosso artigo: “Por que existem cursos de Shiatsu com duração tão variada?“.

Outros artigos de interesse:

Diferença entre Zen Shiatsu e Shiatsu Emocional

Como o Shiatsu pode te ajudar a PASSAR EM CONCURSOS

No chão ou na maca? Vantagens e desvantagens para os praticantes na hora de aplicar e receber Shiatsu

Shiatsu Tradicional… Existe?

** Se você conhece ou ministra um curso de Shiatsu em formato intensivo, escreva para nós e poderemos inseri-lo em nosso artigo para melhor informar nossos leitores! **

3 comentários a “Intensivos de Shiatsu que valem a pena: Onde encontrar”

    1. Belem é um lugar que amo, e daria curso novamente (dei curso aí em 2009, no AP Fitness). Os outros são lugares que tenho vontade de conhecer. Se tiver a disponibilidade de um pequeno grupo, vou com todo o carinho. Mas se eu souber de algum professor na região, divulgarei na mesma hora, com certeza!

      Abraços,
      Arnaldo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s