Cavalo também faz shiatsu!

Se você pensa que apenas humanos podem ser beneficiados com Shiatsu, está muito enganado.

As teorias da medicina tradicional chinesa podem ser aplicadas a tudo o que vive e tem energia. Entre os mamíferos, os meridianos apresentam formas definidas, e é possível observar como tais meridianos interferem na saúde e personalidade dos animais.

Utilizando esses conhecimentos, nasceu o Shiatsu Equino. É o que explica a Associação de Shiatsu Equino (tESA – The Equine Shiatsu Association), organização europeia com sede na Inglaterra e escolas filiadas em países como França, Bélgica e Espanha.

Picture of a horse face getting massaged

Os cavalos apresentam constituição energética definida, com predominância de um dos cinco elementos (movimentos) da MTC. Tais características podem ser tratadas de maneira eficiente com Shiatsu Equino, e a terapia não para de crescer. Abaixo, traduzimos alguns pontos interessantes destacados no site:

“No Shiatsu Equino, nós usamos os aspectos da teoria da Medicina Oriental, que são relevantes a cavalos e a aplicamos de acordo. Então, por exemplo, nós podemos definir um cavalo forte e bem proporcional que aprecia seu trabalho mas fica impaciente com tudo a fazer como um cavalo tipo “Madeira”. Ele pode encontrar problemas nos tendões e ligamentos: Enquanto um cavalo “metálico” é mais quieto, tem menos presença, mas gosta de rotina. Desequilíbrios de pele, pulmões ou intestinos são mais prevalentes nesse tipo de cavalo.”

Members of tESA are encouraged to develop good relationships with their local vets, as Shiatsu (like all complementary therapies) requires that a vet must make diagnosis and be aware that the horse is receiving Shiatsu treatment. Practitioners are now finding that vets are referring horse owners to them for various problems, and it is very encouraging to see this acknowledgement of the therapy by conventional medical practitioners.

Membros do tESA são estimulados a desenvolver boas relações com os veterinários locais, e o Shiatsu (como toda terapia complementar) requer que um veterinário deva fazer um diagnósticos e mantenha-se informado que o cavalo está recebendo tratamento Shiatsu. Praticantes estão agora percebendo que os veterinários estão indicando donos de cavalos para eles, para vários problemas, e isso é uma grande prova de reconhecimento da terapia por médicos convencionais”.

Saiba mais sobre o Shiatsu Equino em:

http://www.equineshiatsu.org/

Matéria e traduções por Arnaldo V. Carvalho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s