Notícias

Município de Buzios implanta Medicina Chinesa na rede pública – Shiatsu faz parte!

Saúde de Búzios é pioneira na implantação da Medicina Chinesa para tratamento dos pacientes

Publicado em janeiro 26, 2010 por comunicabuzios

Tratamento inédito na Região dos Lagos através do Sistema Único de Saúde, a secretaria de Saúde de Búzios está implantando, e começa a oferecer aos pacientes a partir de fevereiro, um programa complementar através da Medicina Tradicional Chinesa, uma técnica capaz de reorganizar a circulação energética de todo o corpo. Segundo o fisioterapeuta Paulo Roberto Sette, especialista em Medicina Chinesa e professor de Pós-Graduação do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa e membro da Associação Brasileira de Acupuntura, que está implantando o trabalho no balneário, o município vai oferecer todos os tratamentos, como acupuntura, reflexologia, auriculoterapia, fitoterapia, homeopatia, florais, e terapias manuais orientais, como massoterapia, shiatsu, tui-na, entre outras.

– Costumo dizer que funcionamos como um grande encanamento, e que a Medicina Tradicional Chinesa é a torneira para regular essa engrenagem. O mais importante é que o tratamento visa à harmonização da pessoa, tanto físico quanto emocional, explica.

Segundo o especialista a cultura chinesa se baseia na teoria dos cinco elementos da natureza: Fogo, terra, metal, água e madeira. Cada um deles está relacionado à funcionalidade de um órgão do nosso corpo.

– A pessoa só fica doente se o emocional for afetado. Isso reflete no físico, por isso tratamos o sentimento e o físico. Por exemplo, a homeopatia e os florais atuam exclusivamente no emocional para depois refletir no físico. Já a fitoterapia atua direto no físico, daí a necessidade de conhecer o paciente, diz.

Durante a consulta é feita uma avaliação demorada e completa que inclui exame dos pulsos, exame da língua e um diálogo que ajude a clarificar os sintomas e causas presentes, sempre levando em conta, o contexto social do paciente. Com o diagnóstico completo, o especialista prescreve os tratamentos mais adequados, numa perspectiva de integração das várias técnicas da Medicina Tradicional Chinesa.

– Nós não tratamos a conseqüência. Eu costumo dizer que vamos até a raiz do problema para tratar a causa para acabar com o problema que aflige o paciente, seja dor de cabeça, enxaqueca, estresse, ansiedade, cefaléia, dor crônica, e muitos outros, alerta o especialista.

Largamente estudada e reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a Medicina Tradicional Chinesa possui hoje, um valor inegável. De tal modo que a própria OMS emitiu, já há alguns anos, uma lista em que reconhece a sua eficácia em patologias tais como, bronquite, asma e sinusite, hipertensão arterial, acne, reumatismo, obesidade, insônia, alcoolismo, dores articulares, depressão, tabagismo, entre outras.

O atendimento será feito na Policlínica e fará parte de um programa multidisciplinar.

– Além de atender as pessoas que irão nos procurar também vamos ter os pacientes encaminhados pelos médicos das mais diversas especialidades. Será um trabalho em conjunto, com nutricionistas, médicos, enfim, uma equipe multidisciplinar, conclui.

Para a secretária de Saúde de Búzios, Luzia Andrade, o tratamento vem ao encontro com o atendimento que o município quer proporcionar à população, oferecendo melhor qualidade de vida para todos os cidadãos.

– Estamos sempre inovando, buscando o melhor, para que as pessoas possam viver com mais qualidade de vida. Essa é a nossa intenção, complementa.

Arquivado em: Saúde

FONTE: http://comunicabuzios.wordpress.com/2010/01/26/saude-de-buzios-e-pioneira-na-implantacao-da-medicina-chinesa-para-tratamento-dos-pacientes/

Anúncios

2 opiniões sobre “Município de Buzios implanta Medicina Chinesa na rede pública – Shiatsu faz parte!”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s